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  1. Quais são as normas para o aproveitamento de estudos?

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    O aproveitamento de conhecimentos está regulamentado pelo Art.47 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) e pelo Parecer CNE/CES Nº 282/2002. A Resolução CFE nº 05/79, alterada pela Resolução CFE nº 1/94, regulamenta que o aproveitamento dos estudos realizados em cursos regularmente autorizados pelo Ministério da Educação será feito na forma prevista e disciplinada no Estatuto ou Regimento da instituição de destino, com as adaptações regulamentares, nos casos de transferência amparada por lei ou de ingresso em novo curso. Assim sendo, as matérias estudadas com aproveitamento, em instituição regularmente credenciada, serão reconhecidas pela escola que receber o aluno, devendo haver compatibilidade de carga horária e conteúdo programático, sendo-lhe atribuídos, portanto, os créditos, notas e conceitos correspondentes, obtidos na instituição de origem.

  2. Qual o procedimento necessário ao aproveitamento de estudos efetuados no exterior?

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    Primeiro o aluno precisa chancelar o Histórico Escolar, Conteúdo Programático e Critério de Avaliação no Consulado da República Federativa do Brasil no país onde as disciplinas foram cursadas, realizar a tradução juramentada e a equivalência de estudos validada pelo MEC em Instituição pública. No ato da matrícula, será exigido certificado de conclusão do curso de nível médio (com equivalência de estudos emitida pela Secretaria Estadual de Educação) e respectivo histórico escolar; e visto de permanência definitiva no Brasil, além do RNE. Depois, o aproveitamento dos estudos será feito na forma prevista e disciplinada no Estatuto ou Regimento da instituição, com as adaptações regulamentares, nos casos de transferência amparada por lei ou de ingresso em novo curso. Assim, as matérias estudadas com aproveitamento, em instituição regularmente credenciada, serão reconhecidas pela escola que receber o aluno, devendo haver compatibilidade de carga horária e conteúdo programático, sendo-lhe atribuídos, portanto, os créditos, notas e conceitos correspondentes, obtidos na instituição de origem.

  3. Como solicitar aproveitamento de estudos e/ou dispensa de disciplinas cursadas em outra Instituição de Ensino Superior?

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    Todo aluno tem direito, após a matrícula, ao reconhecimento de estudos já realizados, em cursos de graduação, podendo obter dispensa por equivalência da carga horária e dos programas entre a(s) disciplina(s) cursada(s) e/ou a cursar. O acadêmico poderá solicitar dispensa de disciplinas, através de formulário próprio, no Atendimento Integrado, devendo apresentar o original e entregar 01 (uma) cópia dos seguintes documentos: ¿ Histórico Escolar do curso de origem ¿ Plano de Ensino (conteúdo programático) das disciplinas cursadas. Enquanto não for informado sobre a decisão do pedido, o aluno deverá frequentar as aulas da(s) disciplina(s) pleiteada(s).

  4. Como devo proceder para validar a carga horária das atividades que realizei como Atividades Complementares? Qual o procedimento para a entrega das Atividades Complementares?

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    1° Acessar o Portal do Aluno, link Atividade Complementar 2° Preencher o formulário referente à atividade realizada e imprimir a ficha gerada pelo sistema, que contém o número de protocolo referente à atividade cadastrada. 3° Anexar cópia e original dos documentos juntamente ao formulário impresso 4° Entregar estes documentos no Atendimento Integrado, onde serão protocolizados e devolvidos ao aluno, no ato, os originais. NÃO ENTREGAR CERTIFICADOS E DECLARAÇÕES ORIGINAIS. 5° Serão realizadas a análise dos documentos entregues 6° As horas serão validadas e lançadas no sistema ou indeferidas e os motivos esclarecidos.

  5. O que deve conter no certificado, ou na declaração, para que este possa ser validado como atividade complementar?

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    O certificado deve conter as seguintes informações: O nome do evento; A data na qual foi realizado o evento; A carga horária ou à hora de inicio e termino; Logomarca da instituição que realizou o evento; e Assinatura do responsável pelo evento.

  6. Existe prazo para a entrega dos certificados ou declarações?

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    Sim. Os certificados e declarações devem ser entregues no mesmo semestre de realização da atividade.

  7. Cursos de línguas estrangeiras valem como Atividades Complementares?

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    Sim, porém só serão validados após o termino do curso, ou do módulo, mediante a apresentação do certificado ou declaração. Não serão validados cursos feitos com professores particulares.

  8. Cursos, palestras e outros tipos de eventos feitos antes do ingresso na Universidade valem como Atividades Complementares?

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    Não. Só serão validadas atividades realizadas a partir da data da primeira matricula.

  9. Os certificados e declarações, para serem validados como atividades complementares, só poderão ser entregues nos semestres correspondentes à disciplina?

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    Não. Os certificados e declarações podem ser entregues a partir do 1º semestre do curso, mesmo que a disciplina de Atividades Complementares só se encontre em semestres seguintes. As atividades deferidas ficarão em um banco de horas que posteriormente será usado para contemplar a disciplina. Além disso, as disciplinas de Atividades Complementares podem ser finalizadas até o último semestre do curso.

  10. Como saberei se minha atividade protocolizada no sistema foi deferida ou indeferida?

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    Acesse o portal do aluno e no link de Atividades Complementares verifique o status da solicitação.